sexta-feira, julho 20, 2012

Elles



Elles, da diretora polonesa Malgorzata Szumowska, abre com um contraste que indica desde o início o conflito que se desenhará adiante. Na primeira cena, vê-se um homem perto de chegar ao orgasmo enquanto recebe sexo oral de uma garota. Logo na cena seguinte, uma mulher recebe com irritação a queixa do filho mais velho, que anuncia a falta de achocolatado para o café da manhã.

Nesta rotina de um dia da jornalista Anne (Juliette Binoche), algo parece ter repentinamente perdido o encaixe. Ela precisa terminar uma reportagem sobre garotas que se prostituem para se manter durante a faculdade. Também precisa preparar um jantar para receber o chefe do marido.

Esposa, mãe de dois filhos e com um casamento que passa pelos típicos conflitos do desgaste que os anos trazem, Anne é uma feminista que passa a se ver afetada pela reportagem que está apurando. Quando numa cena é perguntada se tem amigos árabes, responde que não, mas reforça que apenas por coincidência e não por preconceito.

Está nesta resposta, especificamente na palavra preconceito, a chave para entender a transformação pela qual Anne passa. Enquanto a vemos entrevistar duas jovens garotas de programa, não é possível deixar de notar o quão carregada de preconceitos é a abordagem que ela faz do assunto. Ao perceber a negativa das garotas para suas convicções sobre humilhação, submissão e vergonha, fica desconcertada.

Ao mesmo tempo, passa a se sentir envolvida com as histórias que as garotas contam. Surge daí uma fantasia que não se desdobra claramente entre real e o imaginário. Neste terreno nebuloso, reside a sutileza do filme e da personagem de Binoche, que mais uma vez atua exalando uma sensualidade envolvente e discreta, como já havia feito no excelente Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami.

Consumida por histórias de um erotismo que ela em princípio rejeita, também se vê consumida pelo cotidiano doméstico. Desse cotidiano, por exemplo, vem a recorrente dificuldade em fechar a porta da geladeira, um recurso bastante óbvio para revelar a falta de encaixe que tem tomado sua vida.

Elles coloca no centro de sua história uma mulher moderna – profissionalmente estabelecida, casada e com filhos – que passa a notar suas insatisfações através da reportagem que escreve. De fantasias eróticas contaminadas pela resistência em assumi-las à crise conjugal que não se desenrola e fica estancada numa discussão sem proveito, o filme não avança adequadamente em nenhum dos campos que abre.

O resultado final é de possibilidades desperdiçadas, já que a trama, os personagens e principalmente a excelente Binoche, poderiam alcançar um drama mais profundo. Mas o filme apenas desliza pela tela lançando frentes de reflexão que nunca são refletidas plenamente.
--
Elles
Malgorzata Szumowska
França/Polônia/Alemanha, 2011
99 min.

Trailer

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger