quinta-feira, abril 05, 2012

Entrevista: Beto Brant

Diretor fala ao Eu, Cinema sobre seu novo filme Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios





Ação entre amigos é o título do segundo longa metragem da carreira de Beto Brant, lançado em 1998. E é também a melhor definição de sua inseparável parceria com o escritor Marçal Aquino. Juntos, já realizaram cinco longas em colaboração; Marçal escrevendo, Beto dirigindo. Até mesmo no filme em que Brant não tem Aquino como parceiro (O Amor Segundo B. Schianberg, de 2010) o projeto acabou nascendo de um personagem secundário de um livro do escritor. “Mais do que parceiros profissionais, nos somos grandes amigos”, afirma Beto Brant, que está lançando Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, dirigido em parceria com Renato Ciasca e que estreia este mês, no dia 20 de abril.

Mais uma vez, Marçal Aquino coassina o roteiro, adaptado de seu livro homônimo, lançado em 2005. No filme, Camila Pitanga faz uma interpretação visceral e corajosa da personagem Lavínia, uma mulher casada que passa a ter um caso com um fotógrafo forasteiro em uma pequena cidade no interior do Pará. A atriz protagoniza cenas intensas de sexo com o ator Gustavo Machado (de Bruna Surfistinha). “Ela não teve pudor algum em se entregar ao papel”, conta o diretor. Ele revela que a atriz se engajou intensamente no projeto: “A Camila é uma atriz fascinante. Além de todo carisma natural ela é muito dedicada. Durante nosso filme ela se isolou de todo esse mundo de fama que a cerca para entrar de cabeça na experiência de descoberta da personagem Lavínia”.


O resultado pode ser conferido no filme. Lavínia, personagem de Camila, exibe uma grande força sensual, mas também destruidora. De temperamento bipolar, ela será o eixo devastador da vida de Cauby, personagem de Gustavo Machado, e de Ernani, seu marido e líder espiritual da região, interpretado por Zécarlos Machado. “O Gustavo e o Zécarlos são dois atores de calibre muito alto, de olhar muito intenso. Mas a Camila mostrou que tinha para troca, que tinha muita bala na agulha”, elogia Beto Brant. “Nesse filme a Camila é como o Paulo Miklos no Invasor. Ela é arrebatadora”, finaliza o diretor referindo-se à elogiada atuação do integrante da banda Titãs no filme O Invasor (2002).

Marçal Aquino


Mesmo com tantos anos de parceria com o escritor Marçal Aquino, Brant diz que não foi nada fácil fazer esta adaptação. “Esse filme foi o maior desafio de nossas carreiras”, afirma o diretor. “O livro tem um nível muito grande de abstração, de sentimento e até de espiritualidade. O resultado é que este é um filme menos narrativo do que nossos trabalhos anteriores”. Conta ainda que antes mesmo de finalizar o roteiro ele foi conhecer a região onde se passa a história. “Nós rodamos mais de 2 mil quilômetros atravessando o Pará de Fiat Mille. Passamos por Novo Progresso, Castelo dos Sonhos; tudo em estrada chão, no meio de caminhão de madeira e tudo. Foi uma viagem inesquecível”.

Beto Brant
Embora esteja no momento focado em lançar o filme e não tenha nenhum projeto novo em vista, a parceria com Marçal Aquino deve se repetir em breve. “Agora eu quero só cuidar do lançamento do filme, porque sinto que estou com uma pérola na mão e quero fazer uma lançamento legal”, diz o diretor, sem, contudo, deixar de dar pistas sobre um futuro filme. Ele revela que está esperando Marçal Aquino terminar seu novo livro, que deve sair agora em 2012, e conta como funciona o processo e a sintonia entre eles. “Como somos muito amigos, geralmente quando ele está escrevendo eu passo lá na casa dele pra tomar um café. Aí ele fala: ‘pô, vem aqui, olha o capítulo fudido que escrevi’. Então ele lê pra mim e eu já vou criando imagens na minha cabeça para um possível filme”.
--
Assista ao trailer de Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger