domingo, julho 08, 2012

Até a Eternidade


Quem assistiu ao ótimo Apenas Uma Noite, talvez não saiba que um dos atores, o francês Guillaume Canet, é também diretor. E a julgar pelo excelente trabalho que faz em Até a Eternidade, seu novo filme a chegar por aqui, é de se esperar que venha a ser um grande diretor.

Produção francesa com estreia discreta (apenas uma sala), Até a Eternidade tem no seu elenco um bom punhado de atores. Dos rostos mais conhecidos por aqui, traz Marion Cotillard (de A Origem, Meia-Noite em Paris e Piaf – Um Hino ao Amor) e Jean Dujardin, que recentemente ganhou destaque mundial por sua atuação no badalado filme mudo, vencedor de cinco Oscars, O Artista.

A história é simples, como são as boas histórias. Um grupo de amigos, já bastante adultos, costuma passar as férias juntos em uma praia do litoral francês. Pouco antes da próxima temporada, um deles sofre um grave acidente de moto e fica hospitalizado. Sem ter como ajudar o amigo alquebrado, os demais decidem seguir com as férias, afinal estarão a poucas horas de Paris e poderão voltar rapidamente caso haja alguma novidade na recuperação do amigo.

Dentre as muitas qualidades de Até a Eternidade a que mais se destaca é o modo como o filme trabalha suas camadas, demonstrando uma sensibilidade e uma habilidade fora do comum da direção. Antes de tudo, é uma aula de construção de personagens, na qual ao longo da projeção cada um dos amigos ganha uma personalidade peculiar, nunca rasa ou estereotipada, e surpreendentemente convincente. De forma sutil, a trama consegue criar uma fina camada sob a qual cada um deles não esconde do espectador seus problemas e suas mentiras, embora as escondam de si mesmos e dos outros.

Em contraste com algo de soturno que existe nas mentiras íntimas de cada um, está a luminosidade e o sabor de alegria contagiante que o filme alavanca no seu decorrer. Na construção dessa luminosidade, contribui muito a trilha sonora, que faz um encaixe perfeito, emoldurando cenas em que a amizade, a diversão e o tempo delicioso compõem um quadro tão belo quanto frágil.
Embora o miolo do filme pareça um tanto extenso, parte desse tempo é indispensável para que se dê tempo ao tempo da narrativa, que evoca a maturação das relações, dos conflitos ocultos em cada um dos personagens. Dessa forma, o andamento tem o timing correto, cuja ilusão de demora no desenlace serve como reforço dos impactos que estão por vir no desfecho. Esse tempo a mais, sem que percebamos, nos leva a ficar tão apegados a esses personagens, como se fossem nossos amigos também.

Em seu desfecho, o filme guarda um final arrebatador, de sentimento represado, que desconstrói a todos de uma só vez. Estão ali a dor, o profundo em nós que desaba de repente, a homenagem e a amizade num nível comovente. Até a Eternidade é filme que revela um cinema inteligente sem ser pesado e cansativo, ao mesmo tempo que é divertido, encantador e comovente sem que para isso tenha que ser piegas ou banal.
--
Les Petits Mouchoirs
Guillaume Canet
França, 2010
154 min.

Trailer

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger