segunda-feira, julho 18, 2011

Homenagem ao ator Sérgio Hingst trás filmes importantes do cinema nacional

Com mais de 100 filmes no currículo, ator falecido em 2004 tem mostra em sua homenagem na Cinemateca.

A Cinemateca Brasileira exibe de 19 de julho até 04 de agosto a mostra Sérgio Hingst – Um Ator de Cinema. A mostra faz parte de iniciativa da Cinemateca em visitar a história do cinema brasileiro através de seus personagens menos conhecidos.

Tendo participado de mais de cem filmes, Sérgio Hingst esteve presente em importantes momentos do cinema brasileiro. Atuando quase sempre como coadjuvante, protagonizou poucos filmes, mas ao longo da carreira foi diversas vezes premiado. Trabalhou com diretores como Walter Hugo Khouri, Sylvio Back, Roberto Santos, Rogério Sganzerla e Rubem Biáfora.

Na programação da mostra, alguns títulos se destacam, seja pela qualidade, seja pela relevância como retrato de determinado momento do cinema nacional. Filmes de qualidade artística indelével fazem par com obras inesquecíveis de nossas comédias eróticas. Em ambos extremos, a suma importância para a memória do cinema brasileiro.

Imperdível
Assim, torna-se imperdível um filme como “Aleluia Gretchen” (1976), de Sylvio Back, que retrata os dramas de uma família de imigrantes alemães que vêm para o Brasil fugindo do nazismo. O filme recebeu diversos prêmios e foi escrito por Back em parceria com Manoel Carlos, hoje autor de novelas. A montagem do longa é assinada por Inácio Araújo, hoje um dos críticos de cinema mais respeitados do país.

Tão imperdível quanto é “Histórias que Nossas Babás não Contavam” (1979), de Osvaldo de Oliveira, uma adaptação erótica do clássico infantil “Branca de Neve e os Sete Anões”. Outros destaques são o anárquico e debochado “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla, o denso e asfixiante “Estranho Encontro” (1957), de Walter Hugo Khouri e o “nouvellevaguista” “O Quarto” (1968), de Rubem Biáfora. Este último abre a mostra, dia 19 às 20:30, com a presença de Bruno e Sara Hingst (filho e viúva do homenageado) e do professor da FAAP Maximo Barro, autor de uma biografia de Sérgio Hingst e um dos maiores conhecedores da história do cinema nacional.
--
Serviço:
Mostra Sérgio Hingst – Um Ator de Cinema
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Tel.: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Mais informações, acesse: http://www.cinemateca.com.br

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger