terça-feira, setembro 06, 2011

Mostra em São Paulo exibe novo cinema independente americano

Chamado de Mumblecore, movimento chamou a atenção da crítica e do público com filmes improvisados e histórias sobre o cotidiano.



Começa hoje (6) em São Paulo a mostra “Mumblecore – A Estética do Faça Você Mesmo”. Derivado da palavra mumble (resmungar), “Mumblecore” é o nome dado ao novo cinema independente americano. Com filmes de baixíssimo orçamento, atores amadores, histórias simples e diálogos improvisados, essas produções têm chamado a atenção da crítica e agradado ao público. As exibições ocorrem até o dia 18 no Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Centro Cultural da Juventude. Os ingressos custam R$ 1,00.

O movimento “Mumblecore” nasceu em 2002 a partir de conversas de um grupo de jovens durante os intervalos de um festival de cinema independente. O primeiro a se destacar foi Andrew Bujalski com o longa “Funny Ha Ha”, em 2002. O filme foi premiado no Independent Spirit Awards. O prêmio deu notoriedade a Bujalski e chamou a atenção da crítica e da imprensa para o que estava acontecendo onde ninguém estava olhando.

Filmados muitas vezes em vídeo e distribuídos artesanalmente - com cópias em DVD vendidas pelas internet -, os filmes dessa nova geração tratam dos problemas cotidianos, de questões como o desajuste na sociedade e, principalmente, de relacionamentos. Não há como não compará-los a nomes que fizeram cinema independente em outras gerações, como Richard Linklater, Jim Jarmush e John Cassavetes. Nem os novos diretores fazem questão de se diferenciar. Afirmam que querem apenas falar das coisas com as quais lidam no dia-a-dia, sem grandes pretensões.

Com os filmes do movimento participando de mais festivais, o “resmungo” em torno da novidade ganhou corpo. E público. Sinal disso é o fato de em 2010 uma grande distribuidora como a Fox Searchlight ter lançado o primeiro filme com diretores saídos desse movimento. “Cyrus”, terceiro longa dos irmãos Mark e Jay Duplass, chegou aos cinemas com atores conhecidos no elenco, como Marisa Tomei e Catherine Keener. Mesmo com um orçamento maior e uma produtora grande como suporte, a trama mantém a simplicidade e o caráter intimista dos filmes Mumblecore. Sua temática também não é diferente e trata de relacionamentos.

Com 20 filmes na programação da mostra, esta é uma boa oportunidade de se conhecer o trabalho desses diretores enquanto ainda são realmente independentes e livres para filmarem o quê e como quiserem. Se e quando forem engolidos pelos grandes estúdios, certamente terão que fazer concessões. Podem até manter a qualidade e a simplicidade. Mas filmes como esses que estão na mostra, com independência, improviso e simplicidade, talvez não durem muito.
--
Para ver a programação completa, acesse:

1 comentários:

Just Another Girl disse...

Estou morrendo de vontade de ver o novo trabalho de Duplass Brothers na série da HBO, Togetherness.

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger