domingo, junho 05, 2011

Cinema Japonês no SESC Pinheiros

Mostra de filmes resgata história de antigos cinemas do bairro da Liberdade


O SESC Pinheiros inaugurou na última sexta-feira (03) a exposição “O Japão em 4 Cinemas”. Uma mostra que resgata parte da história da cidade de São Paulo, do bairro da Liberdade e do cinema japonês. Com uma programação de filmes e uma exposição de cartazes da época, a mostra conta a história dos quatro cinemas que existiram no bairro da Liberdade entre os anos 50 e os anos 80 (Cine Tókio, Cine Jóia, Cine Niterói e Cine Nippon) que exibiam exclusivamente filmes japoneses.

A exposição, montada no 3º andar, reúne cartazes de filmes que foram exibidos nesses cinemas, além de fotos e objetos da época. Há também um espaço que permite ao visitante assistir a trechos de alguns filmes que foram exibidos nessas salas. Em paralelo, ocorrerá uma mostra de filmes do cinema japonês daquele período. São filmes importantes da cinematografia japonesa e que já estiveram em cartaz nos cinemas da Liberdade.

Memória Afetiva
Além de fazerem parte da memória afetiva dos membros mais antigos da colônia japonesa em São Paulo, esses cinemas tiveram uma importância fundamental na formação de alguns cineastas brasileiros, como Carlos Reichenbach, Walter Hugo Khouri e Rubem Biáfora. Esses diretores eram frequentadores assíduos desses cinemas, mesmo quando os filmes eram exibidos sem legendas.

Como os filmes vinham direto do Japão para São Paulo, tinha-se um permanente panorama da rica e diversificada produção japonesa da época, que só anos mais tarde seria conhecida e reverenciada no resto do mundo.

Assim, foi com grande antecipação que os frequentadores dessas salas de cinema conheceram as obras de diretores hoje cultuados no mundo todo, tais como Yasujiro Ozu , Kenji Mizoguchi, Akira Kurosawa, Masaki Kobayashi, entre outros.

Histórias e personagens
Muitas histórias preenchem esse período e esses cinemas. Histórias que começam muito antes da inauguração dessas salas e nascidas nas estradas do interior paulista. Em breve, o Eu, Cinema estará publicando aqui uma reportagem completa sobre essas histórias e seus personagens.
--
Serviço:
O Japão em 4 Cinemas
SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros
De 03 de junho a 17 de julho
Entrada Franca
Mais informações, acesse: http://www.sescsp.org.br

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger