segunda-feira, junho 20, 2011

"Cinema da Boca" trás obra de Fauzi Mansur

Projeto da prefeitura na Galeria Olido resgata filmes da Boca do Lixo.



O homenageado do mês no projeto “Cinema da Boca” é o diretor Fauzi Mansur. De 21 a 30 desse mês a Galeria Olido exibirá 15 filmes do diretor, alguns assinados pelo pseudônimo Waldir A. Kopezky, que o diretor usou em alguns filmes.

O projeto “Cinema da Boca” faz um resgate do que ficou conhecido como “Boca do Lixo”. Uma região no centro de São Paulo onde se aglutinavam pessoas ligadas a cinema e que produziam filmes independentes e transgressores, entre os anos 70 e 80.

Conhecido pelas pornochanchadas em filmes como “Mulheres Eróticas” e “Orgia das Taras”, os filmes de Mansur se caracterizam pela crítica social evidenciada através do erotismo. Na época, o diretor já transitava por gêneros como drama, comédia e policial.

Um de seus filmes mais emblemático é “A Noite do Desejo (Data Marcada para o Sexo)”, de 1973. O filme original teve mais de um terço de suas cenas censurado. Para não perder todo o trabalho, Fauzi teve que filmar novas cenas para cobrir as lacunas que as parte censuradas deixaram e dar ao filme um mínimo de coerência.

O resultado é considerado sua obra-prima e foi montado pelo hoje crítico de cinema da Folha de São Paulo, Inácio Araújo.
--
Serviço:
Cinema da Boca: Fauzi Mansur
Galeria Olido. Av. São João, 473. Centro. 
Tel. 3331-8399 e 3397-0171.
De 21 a 30/06. +18 anos. R$ 1
Para a programação completa, clique aqui.

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger