domingo, janeiro 16, 2011

Comparando



Reparem neste cartaz de filme e pense que tipo de filme é:



Agora reparem neste:


São, como obviamente se pode notar, o mesmo filme: “Munique”, de Steven Spielberg.

Notem em como cada um dos cartazes trabalha sua mensagem de forma diferente, dando ao filme duas conotações distintas. No primeiro, mais “explosivo” e vinculado aqui no Brasil quando do lançamento do filme, tem-se a ideia de uma aventura de ação, com explosões, homens de óculos escuros, pistola na mão. Lembra até o cartaz do filme “Missão Impossível 2”, como se pode ver abaixo.


No segundo cartaz a ideia já é outra. Parece ser um filme intimista sobre a tragédia, a derrota e a solidão. Uma ideia muito mais madura e muito mais próxima da verdade em relação à obra.

São jeitos diferentes de vender o peixe e, eventualmente, tapear o público desavisado, que sai de casa sem saber que filme vai ver e decide na fila do ingresso (algo que, francamente, não entendo). Mas também revela o tipo de “linguagem” que se precisa usar com cada tipo de público. O segundo cartaz jamais seria visto como um filme bom pelo público médio brasileiro, interessado em ação 10, inteligência 0. Já o primeiro, jamais interessaria a um público exigente sem paciência para filmes banais.

Sei lá, apenas achei que valia a pena pensar a respeito.
--

* * *

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger