quinta-feira, outubro 21, 2010

Mostra de Cinema

Começa no dia 22 de outubro a 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Serão duas semanas de muitos filmes, até seu encerramento no dia 4 de novembro. Duas semanas de muito cinema.

A Mostra é um evento de números impressionantes. Como acontece todos os anos, seus organizadores trouxeram mais de 400 filmes para serem exibidos nas mais de 20 salas que participarão do evento. Nesse volume assombroso de filmes estão desde diretores conhecidos do grande público, cujos filmes ainda não entraram em cartaz, diretores conhecidos só dos cinéfilos de carteirinha, que garantem filas nas sessões, até diretores absolutamente desconhecidos, mas cujos filmes podem surpreender quem se aventurar a vê-los.

Talvez a Mostra seja o maior e mais movimentado acontecimento de cinema da cidade de São Paulo. Uma verdadeira festa para os cinéfilos, que se alvoroçam nas filas das sessões mais badaladas, o que nem sempre quer dizer lançamentos. Um exemplo disso é a aguardada exibição de um filme de 1927: Metrópolis, de Fritz Lang.

O filme é um dos ícones da história do cinema, um marco na estética futurista e que influenciou várias gerações de cineastas. A cópia que será exibida na Mostra é uma versão restaurada e acrescida de 25 minutos inéditos. Esses rolos de filme a mais estavam desaparecidos e foram recentemente encontrados no Museu de Cinema de Buenos Aires. A sessão de exibição desta preciosa cópia acontecerá no dia 24 de outubro, às 20h, no gramado do auditório do Ibirapuera. Para enriquecer mais ainda a experiência de rever essa obra magnífica do cinema mudo, a exibição contará com acompanhamento da orquestra Jazz Sinfônica.

Como todos os anos, o evento também organiza programas especiais, que se tornam verdadeiras “mostras dentro da Mostra”. Tratam-se de programas exclusivos com retrospectivas e homenagens a diretores, atores e filmografias históricas ou de gênero. Nesse ano os programas especiais incluirão retrospectivas de obras do francês F. J. Ossang e do armênio Serge Avedikina. Também fazem parte dos programas especiais homenagens ao norueguês Bent Hamer e à atriz e diretora alemã Hanna Schygulla.

Esse é o espírito da mostra, a diversidade e a oportunidade de exibir e fazer conhecer cinematografias longínquas, de países muitas vezes até desconhecidos, mostrando que o cinema e sua verve libertária, criativa, artística e documental, vive, brota e existe nos mais distantes cantos desse planeta, um mundo de imagens e sons diversos.

Para assistir aos filmes da Mostra pode-se adquirir ingressos direto nas bilheterias das salas exibidoras ou comprar antecipadamente pacotes de ingressos válidos para quaisquer sessões. Outra boa coisa nesse evento é que algumas das salas que fazem parte do circuito da Mostra tem todas suas sessões gratuitas ou a preços bem populares, variando de R$ 1,00 a R$ 4,00.

Reserve alguns dias na sua agenda, veja a programação. Quer você goste daquele cinema mais convencional, quer goste de um cinema mais exótico, a Mostra tem para todos os gostos. Mas é preciso, acima de tudo, um pouco de espírito aventureiro. As recompensas serão muitas. Nessas duas semanas de ebulição cinematográfica e cinefílica, anote aí as salas que fazem parte do circuito:

UNIBANCO ARTEPLEX 1, 2, 3, 4 e 5;
CEU PERUS
CINE LIVRARIA CULTURA 1 e 2;
CINESESC; 
CINE SABESP; 
ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA POMPEIA;
ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA AUGUSTA;
CINEMATECA – Sala BNDES e Sala Petrobrás; 
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO; 
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – CCBB
CINEMARK ELDORADO;
CINEMARK CIDADE JARDIM; 
CINE TAM MORUMBISHOPPING; 
CINE OLIDO; 
RESERVA CULTURAL;
MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM;
MATILHA CULTURAL; 
FAAP – FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO;
VÃO LIVRE DO MASP
TERREIRO A PELE DO INVÍSIVEL, NA 29ª BIENAL - Bienal de São Paulo

 Mais informações: www.mostra.org
--

0 comentários:

 

Eu, Cinema Copyright © 2011 -- Powered by Blogger